sábado, 21 de março de 2009

CLUBE DA ESQUINA, NAS MINAS DA MÚSICA

Realização: SESC Pinheiros - São Paulo
Coprodução: Passagem Produções e Museu Clube da Esquina

Um panorama sobre um dos mais importantes momentos da música brasileira, sua história, repercussão e representatividade, estabelecendo um diálogo entre a produção musical da época ea produção atual. O projeto inclui oficinas, shows musicais e bate papos. De 19 de março a 19 de abril de 2009.

Muito já foi dito a respeito do Clube da Esquina. Dos discos antológicos de 1972 e 1978, que reuniram uma constelação de artistas, capitaneados pelo gênio de Milton Nascimento. Muito se escreveu e falou sobre a geração de amigos, músicos e poetas, que transformou para sempre a música brasileira, introduzindo novos acordes, polirritmias e fusões, traduzindo a dura realidade de uma época repressiva em imagens inesperadas e surrealistas, repletas de um anti-lirismo e de uma poesia capazes de comover e chocar e, principalmente, de durar por gerações e gerações.
.
Mas pouco ainda se escreveu sobre o empreendimento iniciado em 2004, que novamente reuniu aqueles artistas, agora juntos numa associação sem fins lucrativos, destinada a manter viva a chama daquela criatividade original. É a Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, instituição de utilidade pública, que funciona através de patrocínios e parcerias firmadas com outras instituições, como esta parceria firmada com o SESC-SP e a Passagem Produções.
Este grande evento, dedicado a mostrar em detalhes o grande universo cultural do Clube da Esquina, até hoje tão importante para a nossa música e a nossa poesia, é a prova que as minas da música ainda permanecem abertas e brotando arte, como diziam nossos ídolos, os Beatles: "here, there and everywhere" (aqui, ali e em toda parte).
.
Márcio Borges
.
Agradecimentos especiais a Gisella Gonçalves - Passagem Produções
.
.